quinta-feira, agosto 26, 2010

A COPA DO MUNDO EM BOAS MÃOS

Empresas de locação de veículos já se preparam para a Copa de 2014


A Copa do Mundo já começou. Essa notícia não pode surpreender ninguém, pois os jogos já estão acontecendo e as definições dos confrontos mata-mata já estão sendo conhecidas. Porém, o torneio que estamos destacando não é o que está acontecendo, e sim o da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Polêmicas sobre as escolhas dos estádios para abertura e semifinais são assuntos, em verdade, mais políticos que estruturais. Atraso de datas previstas para o início das obras e as mudanças exigidas pela entidade máxima do futebol, a FIFA, são questões que decidirão o local de todas as sedes.
Por causa dessas indefinições, empresas privadas, entidades públicas e governos estaduais não confirmam os valores que serão investidos. Sabe-se que, nos próximos quatro anos, muitos investimentos serão realizados, porém, o país precisa abreviar esta decisão para que investimentos do mercado nacional e internacional sejam realmente destinados para este importante evento mundial.
A capital mineira, por exemplo, que corre por fora para sediar a abertura do torneio, já tem muitas empresas interessadas em investir e patrocinar vários eventos. Escolas de idiomas, bares, restaurantes, shopping centers, gráficas, companhias áreas, entre outros importantes empreendimentos, estão se organizando para esse magnífico espetáculo.
A locação de veículos na capital mineira é também um desses exemplos e destaca-se por ser considerado um setor que consegue atender o seu público com rapidez, qualidade e excelente diversidade de frota. A Grande BH possui, aproximadamente, 80 empresas sindicalizadas e mais de 150 em todo o Estado, dados do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais, o SINDLOC-MG.
Segundo a diretoria da entidade, são inúmeras as vantagens de alugar ao invés de ter uma frota própria. O fim da preocupação com renovação periódica da frota e com o seguro dos automóveis, além de não ter mais gastos como emplacamento e licenciamento são alguns dos principais motivos que credenciam o aluguel de veículos.
O presidente da SINDLOC-MG, Saulo Tomaz Fróes (Lokamig Rent Car) ratifica a importância da Associação e garante estar sempre em defesa do segmento, seguindo as normas da ética e dentro do princípio de igualdade e união corporativa, em prol da satisfação dos associados. “Conquistamos, nos últimos anos, não só o respeito dos associados, mas, também dos não associados, pois conseguimos reduzir a alíquota do IPVA para 1%, ao invés dos 4% que eram cobrados anteriormente, e obtivemos mais descontos nos preços junto às montadoras de veículos”, garante o presidente.
Seguindo o bom conceito da Associação, empresas de renome ratificam essa importância. Com a matriz situada em nossa cidade, a conceituada Yes Aluguel de veículos possui franquias em boa parte de nosso país e garante estar pronta para receber os mais diversos tipos de pedidos. “Temos mais de 80 franquias espalhadas por diversas cidades, e até a Copa esperamos chegar a mais de 120. Atualmente, o mercado de locação possui 400 mil veículos, porém o Sindicato espera que até, no máximo, em 2016 esse número ultrapasse um milhão. No entanto, não podemos apostar e esperar pela Copa do Mundo para atingirmos esses patamares”, declara o diretor executivo, Raimundo Nonato de C. Teixeira.
Ainda segundo o diretor, apesar desses índices positivos, principalmente, em Belo Horizonte, em cidades litorâneas durante as altas temporadas e no período de eleições, os aluguéis ficam mais escassos e com preços mais altos.
Outra empresa que destaca a importância do evento é a King Rent a Car. Seu gerente de negócios, Paulo Prado, afirma que as companhias são unidas e trabalham em parceria para poder atender todos os clientes. “Prestamos há mais de 25 anos este serviço e sabemos da necessidade do mercado. Para a Copa, em especial, vamos oferecer mais veículos automáticos, pois conhecemos o gosto de nossos clientes externos. Além disso, contrataremos mais motoristas bilíngües, tudo para garantir um atendimento de alta qualidade. Acreditamos que se todos os investidores privados mais os governos municipais, estaduais e federal encararem os projetos com seriedade e responsabilidade durante esses anos, o crescimento do país será espetacular, de 8% a 10% ano. Porém, temos que destacar outros legados. Em nossa opinião, os mais importantes são: a melhor capacitação de nossos profissionais, um melhor trânsito, vias mais acessíveis, e, com certeza, a melhoria do capital humano”, garante Paulo Prado.
A Frota Car, representada pelo seu diretor executivo, João Vitor Ghader, garante que as terceirizações de veículos serão essenciais para as empresas prestadoras de serviço no período pré-copa e, também, para os turistas e delegações estrangeiras que estarão por aqui durante os jogos. “Atualmente, empresas de pequeno, médio e grande porte preferem apostar nos aluguéis, pois além de economizar valores com taxas anuais, não precisam se preocupar em repor o veículo e/ou frota”.
O diretor afirma que a sua empresa tem como clientes principais as grandes empresas, as quais desejam um contrato mais duradouro, porém, mesmo assim, ratifica a importância de um investimento para o período da Copa do Mundo em nosso país. “Todos os setores devem investir de alguma forma. Acredito nos responsáveis pela organização do evento, pois considero que o Brasil e, principalmente, Belo Horizonte tem capacidade para realizar, e bem, essa competição”, garante.
Seguindo a mesma linha de pensamento das empresas de locações de veículos, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), garante o sucesso dos projetos para o nosso Estado. A assessoria da Secretaria diz que investimentos que venham a incrementar a infra-estrutura com o objetivo de ampliar o tempo de permanência do turista de negócios trará, no futuro, mais condições para a nossa população e para o retorno de mais turistas. “Diversas iniciativas destacam a importância de um bom transporte de massa. No entanto, mesmo com um ótimo sistema público, ainda precisaremos de uma enorme frota de veículos”, relata.
Para todos os entrevistados uma certeza e outra torcida. A certeza é que a Copa do Mundo de 2014 trará muitos benefícios ao nosso país. E a torcida é que esse ano seremos hexa e daqui a quatro anos seremos heptacampeões!


Por Thiago Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário