quarta-feira, agosto 25, 2010

Ubá é um dos municípios do interior do estado de Minas Gerais que mais cresce






 A revista Mundo Empresarial viajou pelo interior de Minas Gerais e vai contar um pouco da história de Ubá, também conhecida por Cidade Carinho. Situada na Zona da Mata Mineira está distante 290 km da capital do estado. Tem uma das maiores densidades demográficas da região, 232 hab/km²; uma população na casa dos 100 mil habitantes e extensão territorial de 408 km². Mais de 90% de sua população é urbana. Está distante do Rio de Janeiro 284 km e 580 da cidade de São Paulo. Ubá foi elevada à condição de cidade em três de julho de 1857. Está completando 153 anos no próximo mês de julho.
Localizada no centro da Zona da Mata ficou conhecida como “cidade dos viajantes”: o ponto de encontro para se locomover para outros municípios vizinhos.  Também é conhecida pela Manga Ubá. Em 13 de dezembro de 2003, por meio do decreto 4.258, o fruto foi oficialmente declarado "Patrimônio Natural de Ubá" e a "Mangada de Manga Ubá", registrada como "Patrimônio Imaterial” do município.

Política
  
Ubá é a cidade mais importante da Zona da Mata administrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) numa coligação que tem o PSDB de vice. Segundo o prefeito Vadinho Baião, “a boa relação com os governos estadual e federal tem levado investimentos para a cidade. Em primeiro de julho foi reinaugurado o Aeroporto Municipal José Resende Brando, com capacidade para receber vôos de todo o país, com recursos do governo do estado (80%), do governo federal e do município. Também está previsto para o mês de julho a retomada da construção do Contorno de Ubá, obra muito importante para o Pólo Moveleiro da cidade e para o transporte de  matéria prima para as indústrias. Este investimento do governo federal será de 35 milhões de reais”.     
O prefeito Vadinho Baião conta, também, que “apesar da crise financeira internacional de 2009, a gestão municipal, além de reduzir gastos de custeio, atuou para ampliar a arrecadação e investir na melhoria da infra-estrutura da cidade. São obras  estruturantes que garantirão o desenvolvimento econômico do município, notadamente, do maior Pólo Moveleiro do Estado de Minas, setor empresarial que insere definitivamente a cidade de Ubá no contexto do empreendedorismo nacional. Os investimentos públicos na melhoria da infra-estrutura da cidade além de agregar valor ao setor de serviços e do pólo de confecções, com certeza, trarão novos investimentos no ramo de turismo de negócio”.
      

Educação

O município também é um importante centro universitário. Conta com uma das principais Universidades públicas do estado, a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e quatro particulares: a UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos) a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Ubá, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá e a FAGOC (Faculdade Ubaense Ozanam Coelho). Além de outras faculdades voltadas para especialização e graduação à distância.         A novidade é que em 2009 a prefeitura municipal firmou uma parceria com o MEC para tornar Ubá um novo pólo da Universidade Aberta do Brasil. Por meio desse convênio, a cidade faz parcerias com Universidades Federais e oferece cursos de graduação e pós-graduação. Este ano, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) já é realidade em Ubá. “Inicialmente formalizamos parcerias com a UFV -Universidade Federal de Viçosa- e UFJF - Universidade federal de Juiz de Fora- para que ofereçam cursos aqui. Já contamos com um curso de pós-graduação “Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça” funcionando na UEMG pela UFV, que começou em maio”, conta o coordenador da UAB em Ubá, Paulo Veloso. A população pode esperar ainda este ano, os cursos de graduação em história, matemática e pós-graduação em educação física.

Economia

 Ubá é o segundo centro industrial e comercial da Zona da Mata, atrás somente de Juiz de Fora. Boa parte do PIB é representada pelo setor de serviços, mas a indústria é que desempenha papel mais importante na economia do município, principalmente na fabricação de móveis e confecções. É um dos municípios que mais cresce no interior do estado, sendo assim, proporcionalmente, um dos que mais criam empresas e geram empregos.
A cidade é o maior pólo moveleiro de Minas Gerais, juntamente com oito cidades vizinhas: Guiricema, Guidoval, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Visconde do Rio Branco. Destaca-se também como pólo regional de confecção. O pólo faz do setor a principal atividade econômica da região e é reconhecido em todo país como arranjo produtivo modelo. O marco para o desenvolvimento da movelaria industrial está nos primeiros anos da década de 1960, quando iniciam atividade dois grupos considerados pioneiros na produção industrial de móveis: a fábrica de móveis de aço Itatiaia e o grupo Parma. De lá para cá as indústrias moveleiras prosperaram e viraram marcas nacionais e internacionais.

O desenvolvimento do Pólo Moveleiro

Em 1986 começou a história do Intersind – Sindicato Municipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá. Através da união de alguns empresários que sonhavam em organizar a classe moveleira e trazer melhorias ao setor criou-se a Associação dos Fabricantes de Móveis. Após três anos, surgiu o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá, Intersind. O objetivo era promover o crescimento produtivo e tornar a cidade um pólo de móveis.
Após 20 anos, Ubá se tornou o maior Pólo Moveleiro de Minas Gerais com o Sindicato tendo papel de detectar e direcionar novas estratégias para potencializar a atuação das indústrias no panorama nacional, atuando na gestão e  coordenação das ações que visam o crescimento e o fortalecimento das indústrias da região.
O Pólo Moveleiro de Ubá é hoje reconhecido em todo o país como um arranjo produtivo modelo. Uma Portaria Interministerial assinada, em 2004, pelos Ministérios do Desenvolvimento, Planejamento, Ciência e Tecnologia e Integração Nacional, atestou o APL- Arranjo Produtivo Local- certificando-o para receber apoio integrado do Governo Federal para a execução das ações necessárias ao crescimento de toda a região. No ano de 2008, a sigla INTERSIND passou a ser chamada de Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá, ampliando assim sua base de atuação.
O pólo moveleiro de Ubá e região além de atender o mercado nacional tem grandes conquistas no, não menos exigente, mercado externo, espaço alcançado, entre outras ações, através de participação em feiras internacionais e realização de projetos compradores. Do ponto de vista econômico e social, o setor é responsável pela geração de 10 mil empregos diretos.
O Pólo Moveleiro se desenvolve tendo como pilares principais: a qualidade dos produtos, a capacitação profissional, a inovação tecnológica e a sustentabilidade, através de ações em defesa do meio ambiente. Com o crescimento das empresas surgem também algumas dificuldades. Segundo o presidente do Intersind, Michel Henrique Pires a principal delas, atualmente, “é a falta de mão-de-obra qualificada”.
Para superar esta situação, o Sindicato e o SENAI estão disponibilizando mais cursos técnicos e vagas para formação dessa mão-de-obra. “Mas, para que isso aconteça, precisamos da participação da sociedade. Não adianta a vaga sem o aluno”. Ele acredita que essa falta de mão de obra não tem uma solução rápida. “Vamos trabalhar para que no menor espaço de tempo esta realidade se reverta”.
Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá

           
FEMUR, mais um evento de sucesso em Ubá

Em maio, a cidade recebeu empresários e visitantes de todo país para a 9ª edição da FEMUR- Feira de Móveis de Minas Gerais - uma das principais feiras de móveis do país realizada, a exemplo dos anos anteriores, no Parque de Exposições do Horto Florestal da cidade, uma área física de 12 mil metros quadrados, o maior do gênero em Minas Gerais, local que, recentemente, recebeu investimentos de 500 mil reais do governo federal para ampliação da área para expositores, cuja obra foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubá.
Este evento, com especificidade em móveis, teve início, oficialmente, em 1996. De lá para cá vem ganhando importância e já se transformou no maior acontecimento do ramo em Minas Gerais, inserido no calendário nacional de feiras. Em 2010, promovido pelo INTERSIND e o Movimento Empresarial, contou com nada menos do que  130 expositores, 18 mil visitantes e movimentou mais de 250 milhões em negócios, superando todas as expectativas.

Mas, não é só na feira que nos surpreendemos com as novidades do setor. Passeando pela cidade encontramos lojas de móveis que atendem aos consumidores mais exigentes, por um preço justo. Algumas lojas estão em destaque pela exposição do mobiliário e facilidade em atender aos consumidores que vêm de outras cidades.
        
A Parma Móveis completou, este ano, 50 anos. De família tradicional e pioneira na fabricação de móveis no Pólo moveleiro de Ubá, a empresa busca aperfeiçoamento contínuo do processo produtivo, investindo em pesquisas, design e capacitação de recursos humanos. Trabalha com a linha média/alta clássicas e contemporâneas e conquistou espaço em todo o país. “A empresa busca qualidade e acabamento diferenciado. A durabilidade dos produtos conquista a confiança do consumidor e garante a força da marca”, afirma Silber Silbeira, diretor comercial/Marketing da Parma.
Tudo começou há 50 anos com Francisco Parma. Atualmente os quatro irmãos Louro Júnior, Gabriela, Marina e Leandro administram junto com Silber as Silva Silveira. A empresa é composta por duas unidades fabris (Parma Móveis Fábrica 1 e Parma Móveis Fábrica 2) e oito lojas da Fábrica nas cidades de Ubá e Juiz de Fora.
A novidade são as lojas By Parma. São lojas exclusivas que estão sendo montadas em todas as capitais.            Silber conta também com alguns lançamentos, como na linha contemporânea de poltrona, com peças versáteis. “Chamamos de adornos inteligentes, pois são reversíveis: pode-se formar com ele uma base, uma mesa de centro ou uma banqueta. Isto com uma única peça. È uma peça inovadora”.
O show Room em Ubá foi reformado e atualizado recentemente a fim de atender melhor ao consumidor final. Para saber mais sobre a empresa, você pode acessar o site: www.parmamoveis.com.br, lá você encontra todos os produtos, informações técnicas, endereços das lojas e telefones.
                   
Outra empresa que é uma das fundadoras e cresceu junto com o pólo moveleiro é a Indústria de Móveis Apolo.  “A Apolo hoje é uma das poucas empresas que consegue atender o consumidor em sua plenitude: vendemos para atacadistas em todo Brasil e temos 14 lojas próprias que tem a possibilidade de oferecer ao consumidor um móvel com preço especial cheio de valores agregados, como a qualidade Apolo e os 40 anos de tradição. Isto faz da empresa uma marca premiada”, afirma Rafael Martinez, do departamento de marketing da empresa.
Na Apolo o cliente encontra desde móveis planejados, cozinhas, homes, dormitórios, sala de jantar até estofados, além de trabalhar com móveis ecologicamente corretos.
A novidade é o serviço que visa o melhor aproveitamento de espaços corporativos, criando ambientes aconchegantes e produtivos para uma empresa. “Nossos projetistas criam soluções em mobiliário para hotéis, pousadas, construtoras imobiliárias entre outras”, afirma Rafael.
Ubá conta com três lojas próprias: a Apolo Mobiliário, A Apolo Planejados e a Vale Apena Apolo ( são peças ou tecidos que já saíram de linha, com leves defeitos). Essas lojas funcionam todos os dias até as 20h e a Vale Apena Apolo funciona também aos domingos até as 19h. A Apolo em Conselheiro Lafaiete também é uma loja de fábrica que fica há 100 km de Belo horizonte.
Segundo Rafael, desenvolver, produzir e comercializar móveis com tecnologia, qualidade e respeito ao meio ambiente, assegurando o bem estar e satisfação dos clientes, colaboradores e sociedade são pontos importantes da indústria. No site www.moveisapolo.com.br você encontra informações sobre as lojas e fábrica da Apolo.

A Unierre Planejados, também veio para atender a nova demanda do mercado. Especializados em fabricar peças de linha média/alta. Para quem quer montar sua casa ou trocar todo o seu mobiliário, esta também é uma boa opção de consulta.
A história da Unierre começou em 1986, quando os irmãos José, Márcio, Júlio e Roberto Reis começaram a produzir móveis sob encomenda no quintal da casa dos pais, com o nome de Indústria e Comércio de Móveis União Reis Ltda. A preocupação com a qualidade dos produtos e o compromisso com a entrega logo chamaram a atenção do consumidor, e o número de encomendas começou a crescer.
Com o aumento da procura, a decisão de fabricar mobiliário em série foi inevitável. Iniciou-se ali uma nova etapa na vida da empresa, agora com um novo nome, mais forte, mas que ainda representava a união da família Reis. A UNIERRE MÓVEIS LTDA nasceu com a responsabilidade de atender a um número muito maior de clientes, mas sem perder o foco na qualidade e na inovação.
A primeira linha produzida em série, composta por modelos de camas que chamavam a atenção pelo design, foi um sucesso, e abriu caminho para a diversificação da oferta. Em 1996, depois de 10 anos de trabalho, a sede da empresa foi transferida para um espaço de 100.000 m2 na vizinha cidade de Guidoval. A nova sede, onde a empresa ainda funciona, possibilitou um maior investimento em tecnologia e aumento da produção.
Demonstrando preocupação com o futuro do planeta, os espaços Unierre aliam estética e sofisticação a materiais que possuem o título de ecologicamente corretos, além de valores competitivos e econômicos. A preservação ambiental e a redução do impacto causado à natureza também fazem parte da preocupação da empresa. Num processo de desenvolvimento sustentável, o portfólio de produtos foi elaborado com painéis madeirados fabricados a partir de madeiras 100% reflorestadas.
A empresa busca, em sua cadeia de parceiros, fornecedores com certificações ou responsabilidades ambientais, de forma a garantir que os materiais utilizados respeitem o meio ambiente.
A novidade veio em 2009 com a inauguração da loja Unierre Planejados. “Na nossa loja, você encontra todos os ambientes que quiser. Do sofá à decoração. Essa idéia veio pela procura do consumidor”, afirma João Paulo Damasceno, gerente da loja.
João Paulo diz que o diferencial é a qualidade e o preço acessível. “Hoje o cliente quer entrega rápida e montagem por conta da loja e isto nós também fazemos. Entregamos no prazo de 30 dias corridos, independente da cidade em que ele mora”.
Se você é um consumidor final, e quer comprar um móvel Unierre, a venda é feita através de lojas em todo o Brasil. No site: www.unierre.com.br, você encontra endereços e telefones das lojas, além da loja exclusiva de fábrica, Unierre Planejados, que fica em Ubá.

Lojas para atender ao consumidor não faltam na cidade que é pólo moveleiro. Em março deste ano, a Rigro Mobiliário também veio para somar. Apesar de pouco tempo no mercado, os móveis não deixam a desejar, segue a linha média/alta. Na loja encontramos tudo para a casa. “Aqui o cliente encontra desde o tapete, adorno, quadro até ao guarda-roupa. A proposta é vender o ambiente”, diz Fabiana Fernandes Grossi, proprietária. O interessante é que o projeto é feito de acordo com o gosto do cliente e o diferencial é que os planejados são padrão de fábrica.
O jovem casal, Fabiana Fernandes Grossi e Jésus Teixeira Ribeiro Júnior, iniciou no ramo em 2005. A empresa começou tímida e hoje conta com 14 funcionários na fábrica e 10 na loja. Os móveis são bem elaborados e seguem a tendência do mercado. A loja Rigro Mobiliário veio porque os empresários sentiram necessidade de um show room.  Fabina conta que apesar do pouco tempo, está recebendo clientes de toda parte do país.
           
Há mais de 30 anos no mercado, a Del Rey Interiores também segue a linha de móveis com qualidade. Na loja encontramos dormitórios, salas de jantar e estar, além de complementos como adornos, tapetes e quadros. “Procuramos sempre levar para nossos clientes o que há de mais moderno em produtos de altíssima qualidade, além de entregarmos em quase todo país”, Elizabete Campos Mendes Soares, proprietária.
Visitando o Show room encontramos vários ambientes onde o cliente pode “levar” como está ou fazer suas modificações. Na loja encontramos móveis da fábrica como também da região sul do país, que são de altíssima qualidade, comenta Elizabete. “Além dos móveis de nossa fabricação, importamos o que não produzimos para atender ao cliente, pois ele chega e quer mobiliar a casa toda, por exemplo. Fazendo isso, podemos atender o cliente com a qualidade dos móveis do sul e da Del Rey Interiores”.  No site www.delreyinteriores.com.br você encontra informações precisas sobre a fábrica e a loja.

A loja Cotidiano Home Design há quase dois anos está no mercado mobiliário voltado para a linha média/alta. Lá encontramos móveis do pólo de Ubá, do sul do país e de São Paulo. Além de móveis, a loja também trabalha com adornos e ambientes “montados”. Apesar do pouco tempo de mercado, Matheus Cordeiro Mariano, proprietário, já conhece bem o setor, pois sua família, da Acquarella Estofados, é renomada no ramo. “Eu sempre quis ter o meu próprio negócio, daí a idéia da “Cotidiano”, onde vendemos móveis de todos, para todos os ambientes inclusive os estofados da Acquarella”. A Cotidiano estendeu seu horário de funcionamento aos sábados pela procura dos moradores de outras cidades. “No sábado, funcionamos de 9h00 as 18h00, uma vez que o comércio local só está aberto ao público no período da manhã”, comenta Matheus.  Ele disse que em pouco tempo, a loja já conquistou muitos clientes. “Isto se deve à qualidade dos produtos. Acredito que oferecendo sempre produtos e serviços com qualidade superior e obedecendo ao nosso lema de profissionalizar os negócios e humanizar as relações, o empreendimento tende a crescer sempre”, afirma.

Ubá também é um espaço de moda
Aguarde! Entre os dias 3 e 7 de setembro acontecerá em Ubá a 4ª edição da Semana da Moda, um evento que a cada edição ganha mais interesse de visitantes e profissionais do setor, promovendo visibilidade nacional e bons negócios para o Pólo de Confecções de Ubá e região. Este ano, o evento contará com mais de 50 expositores e tem seu foco no público lojista de toda a Região Sudeste. A Semana da Moda é promovida pela Aciubá -Associação Comercial e Industrial de Ubá-, pelo SEBRAE-MG e tem o apoio da Prefeitura municipal.



     
Em Box

Para você que quer mobiliar sua casa vale a pena conhecer os móveis de Ubá que une qualidade, design e conforto. Veja o endereço das lojas que visitamos para fazer esta matéria.

Parma Móveis
Rodovia Ubá/Juiz de Fora, km 3,3
Telefone: 32-3539-2500 begin_of_the_skype_highlighting              32-3539-2500      end_of_the_skype_highlighting / 3539-2502

Unierre Planejados
Avenida Beira Rio, 603. Centro
Telefone: 32-3541-3100 begin_of_the_skype_highlighting              32-3541-3100      end_of_the_skype_highlighting

Rigro Mobiliário
Avenida Beira Rio, 800. Centro
Telefone: 32- 3532-4801 begin_of_the_skype_highlighting              32- 3532-4801      end_of_the_skype_highlighting
www.rigro.com.br
Cotidiano Home Design                                                          
 Avenida Beira Rio, 1535
Telefone: 32- 3531-5568 begin_of_the_skype_highlighting              32- 3531-5568      end_of_the_skype_highlighting

Móveis Del Rey
Avenida Beira Rio, 1182
Telefone: 32- 3531-3655 begin_of_the_skype_highlighting              32- 3531-3655      end_of_the_skype_highlighting
www.delreyinteriores.com.br

Apolo Mobiliário
Avenida Beira Rio, 1345. Centro. Telefone: 32- 3531-1633 begin_of_the_skype_highlighting              32- 3531-1633      end_of_the_skype_highlighting        
Apolo Planejados
Avenida Beira Rio, 1405. Centro. Telefone: 32-3531-2455 begin_of_the_skype_highlighting              32-3531-2455      end_of_the_skype_highlighting
Vale apena Apolo
Rodovia Ubá/Juiz de Fora, 1101. Telefone: 32-3539-4500 begin_of_the_skype_highlighting              32-3539-4500      end_of_the_skype_highlighting

Acquarella Estofados
Rua Maestro João Ernesto, 201
Bairro Industrial – Telefone 32-35312125 begin_of_the_skype_highlighting              32-35312125      end_of_the_skype_highlighting


Para você que vai visitar a Cidade Carinho, veja as dicas de bons restaurantes e hotéis.
Restaurantes

Sabor e Cia Restaurantes
Praça São Januário, 175, Centro.

Restaurante Chalé
Rua José Campomizzi, 109. Centro

Self-Service Super Nutre
Av. Cristiano Roças, XX. Centro

Restaurante Del’Fiori
Av. Padre Arnaldo Jansen, 16. Santa Luzia.

Parrilla Grill
Praça São Januário, 173. Centro

Pezão Grill
Rua Antonieta Rissi Souza Lima, 100. Centro


Hotéis

Hotel San Remo.
Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima, 566. Centro.
Telefone: 32-3531-5244 begin_of_the_skype_highlighting              32-3531-5244      end_of_the_skype_highlighting

Del´Fiori Hotel
Av. Padre Arnaldo Jansen, 16. Santa Luzia.
Telefone: 32-3531-1600 begin_of_the_skype_highlighting              32-3531-1600      end_of_the_skype_highlighting.

Ubaense Plaza Hotel
TV. Edson de Melo, 36. Centro.
Telefone: 32-3531-5813 begin_of_the_skype_highlighting              32-3531-5813      end_of_the_skype_highlighting
           
Hotel Fazenda Pedra Redonda
Av. Juscelino Kubstchek, 2300
Telefone: 32-3531-6-6-

Hotel D´Lucca
Rua Cel. Bernardino Carneiro, 150.
Telefone: 32-3532-3952 begin_of_the_skype_highlighting              32-3532-3952      end_of_the_skype_highlighting / 2669

Hotel Saint German
Praça Guido Marliére,37.
Telefone: 32-3539-7323 begin_of_the_skype_highlighting              32-3539-7323     

Um comentário:

  1. Boa tarde! Gostaria de saber quem é o responsável pelo blog. Att. Camila

    ResponderExcluir